As Vantagens financeiras do IPO
O que é IPO? IPO é a sigla em inglês para Initial Public Offering que, traduzido para português, significa Oferta Pública Inicial e diz respeito ao evento que acontece quando uma empresa decide abrir capital e distribuir suas ações na Bolsa de Valores pela primeira vez.
Quando isso acontece, a empresa passa de “limitada” (Ltda), que geralmente possui dois ou mais sócios, para “sociedade anônima” (S/A), quando as ações são vendidas na Bolsa e seus sócios tornam-se anônimos.
No Brasil, os IPOs ainda acontecem de forma tímida, mas estão em ascensão.
Tipos de ofertas públicas
Depois de entender o que é IPO, podemos dividir as ofertas públicas entre dois tipos: as primárias e as secundárias:
Oferta Pública Primária
A oferta pública primária é aquela que acontece quando a empresa decide abrir seu capital e emite novas ações para colocá-las à venda no mercado. Neste caso, a companhia é a vendedora das ações e o objetivo é arrecadar recursos para a companhia.
Oferta Pública Secundária
Na oferta pública secundária as ações já existem e são vendidas pelos próprios cotistas ou acionistas da companhia. Ou seja, o lucro obtido com a venda, vai para o vendedor e não para a empresa, como na oferta pública primária.
Como funciona o IPO para a Empresa
Primeiramente, a empresa que deseja abrir seu capital precisa se registrar como companhia aberta na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que regula o mercado acionário, e pedir uma permissão para poder ser listada na Bolsa de Valores.
Depois disso, a empresa precisa lançar um prospecto de oferta que, de acordo com o site oficial da B3, nada mais é do que um documento com todas as informações sobre a companhia e a distribuição das ações, como setor de negócio, situação de mercado, quadro administrativo, riscos e planos para o futuro do negócio, entre outros.
Já sabe seu Valuation? Estamos aqui pra te ajudar a Crescer.
Fale conosco!